COMO CONSERVAR MELHOR AS ROUPAS ESPORTIVAS?

Roupa de academia, esportiva, caminhada ou o dia a dia

Ao praticar exercícios, tendemos a suar muito. Como cuidar melhor da roupa de academia, o suor tem sal em sua composição, o que pode desgastar o tecido com o tempo, por isso é importante logo após o uso lavar as peças de roupas. O primeiro cuidado para melhor preservar a roupa é observar as orientações presentes na etiqueta. Essa dica é ouro, pois vai garantir que a peça dure o máximo possível. Listamos algumas orientações:

Conservar roupa de academia
Roupa de academia Roupa esporte Roupa fitness Roupa dia a dia

Lavo antes ou depois de secar o suor da peça?

O ideal é que a roupa seja lavada logo após o uso. Mas se não houver essa possibilidade, sugerimos:

  • Não misturar cores claras, escuras e molhadas juntas: a acidez do suor pode danificar a cor;
  • Evite deixar a roupa suada guardada dentro de um saco plástico por longo tempo. O ideal é deixá-la secando, mesmo com o suor, para lavá-la assim que for possível;
  • Não jogue sua peça no cesto de roupa sujas ainda molhada. Isso pode gerar mau cheiro, mofo e, o pior, você pode contaminar outras peças de roupa. Coloque-as no cesto só depois de secas.

Lavar

Em geral, as roupas de academia esportivas são mais práticas de lavar. A melhor maneira é lavar a mão e com sabão neutro. Mas, não há problemas em usar a máquina, apenas certifique-se de proteger contra o desgaste colocando na máquina.

Siga essas 9 dicas:

  • Se tiverem, remova os bojos dos tops e feche os ganchos;
  • Não deixe de molho e sempre vire a peça ao avesso;
  • O ideal é sempre usar água fria, a água quente danifica o elastano que com o tempo, a roupa vai perdendo a flexibilidade e sua compressão no corpo. 
  • O uso de amaciantes em poliéster, poliamida e elastano não é a melhor opção, com o tempo pode formar uma barreira e fazer com que as peças percam a característica que as fazem “respirar” melhor;
  • Estes produtos causam manchas, como água sanitária e produtos a base de cloro; 
  • Se for muito delicada, coloque dentro de saquinhos usando o ciclo para roupas sensíveis;
  • Peças coloridas, lembre-se de lavá-las separadamente;
  • Um enxágue bem feito, remove todo o sabão para evitar resíduos que podem causar manchas;
  • Não centrifugue ou torça, apenas pressione com suavidade para retirar o excesso de água, aumentando assim a vida útil da peça;

Secar

Em geral, as roupas de academia aceitam a máquina de secar, já que a poliamida, poliéster e elastano, resistem à secadora, use os saquinhos para peças delicadas, mas procure usar a menor temperatura possível, lembre-se, o elastano pode sofrer alterações com o calor, peças com estamparia não devem ser expostas às altas temperaturas, o que torna a secadora de roupas uma inimiga e deve ser evitada.

Mas assim como na lavagem, o uso de máquinas não deve ser a primeira opção, secar ao ar livre é melhor para preservar as peças, a cor e a forma da roupa. se assim o fizer, certifique-se de pendurar do avesso, mantê-las à sombra e em local bem arejado, pois sol e calor desbotam e danificam as fibras, especialmente as coloridas.

Posso passar?

Como existe variação entre os materiais, atente-se ao descrito na etiqueta da roupa antes de passar, mas, no geral, não precisa e não há essa necessidade, peças com poliamida na composição do tecido, desamassa fácil, normalmente vestindo a peça ela já fica alinhada.

Há também outros cuidados que podem ser feitos.

Procure não usar perfumes e desodorantes diretamente nas peças, pois podem causar manchas. Aplique diretamente no corpo minutos antes de vestir a peça;

Evitar o contato da sua roupa com fixadores e fechos de contato, como o velcro. Eles podem acabar desfiando o tecido. Recomendamos também evitar contato com superfícies muito ásperas.

Símbolos para lavar e conservar a peça por mais tempo. Estamos falando de roupa de academia, esportes mas servem para roupas em geral os símbolos de lavagem!

Helenas simbolos da etiqueta de composição e lavagem
Símbolos de lavagem para roupas

Os símbolos de lavagem são aqueles que ficam na etiqueta de uma peça e que podem indicar diversas coisas, como instruções de lavagem ou de produtos que podem ou não ser utilizados na peça. Eles estão presentes em roupas, e podem te ajudar a fazer com que suas peças durem muito mais tempo, além de evitar danos no processo de lavagem ou de secagem.

Mas, cá entre nós, alguns desses símbolos parecem meio confusos ou sem sentido num primeiro momento, não? Mas entendê-los não é difícil e, depois, basta apenas interpretá-los, afinal, eles são universais. Aqui no Brasil, por exemplo, há uma norma técnica do INMETRO, a NBR ISO nº 3758:2005, que regulamenta o uso e os significados desses símbolos. Quer entender melhor? Primeiro, saiba que existem cinco grupos de símbolos:

  • Os de lavagem;
  • De limpeza a seco;
  • De secagem;
  • Os de passar à ferro;
  • E os que indicam o uso ou não de alvejantes.

Veja abaixo em detalhes o que significam e como identificar os símbolos de cada grupo:

Símbolos de lavagem

 Esse grupo de símbolos pode ser identificado pelo desenho em formato de um baldezinho ou de uma pequena bacia. Dentro dele, haverá algumas indicações:

– Balde com água (ondinha): a peça pode ser lavada à mão ou em qualquer ciclo de máquina, sem restrições;
– Balde com um número: esse número, normalmente acompanhado do símbolo de graus (º), indica a temperatura máxima da água para lavagem;
– Balde com um traço inferior: peças com esse símbolo não devem ser centrifugadas;
– Balde com dois traços inferiores: além de não poder ser centrifugada, a peça precisa ser lavada de modo delicado;
– Balde com uma mão: a peça não pode ser lavada na máquina, somente à mão;
– Bacia riscada com um X: essa peça não pode ser lavada com água, somente à seco.

Símbolos de limpeza à seco

Existem peças que podem ser lavadas na máquina ou a seco, e outras que só permitem lavagem dessa segunda forma, com alguns tipos de solventes. Mesmo assim, existem diversas formas de lavagem à seco e, por isso, essa categoria é importante. Os símbolos de lavagem que indicam sobre lavagem à seco são circulares:

– Círculo com um Adentro: qualquer solvente pode ser usado;
– Círculo com um F dentro: usar somente solventes à base de hidrocarbonetos;
– Círculo com um P dentro: usar solventes à base de hidrocarboneto ou de percloroetileno;
– Círculo com um X: a peça não pode ser lavada à seco;
– Círculo com um traço inferior: existe alguma restrição de lavagem, a peça pode ser mais delicada.

Símbolos de secagem

Os símbolos de lavagem que falam sobre o processo de secagem englobam o processo de centrifugação e de disposição em varais ou secadoras elétricas. Eles são quadrados:

– Quadrado com um círculo no meio: a peça pode ser centrifugada e ser seca em secadora elétrica. Eventuais pontos, um ou mais, no meio do círculo, indicam que a peça pode ser seca na temperatura mínima ou máxima, respectivamente;
– Quadrado com um corte superior em meia lua: a peça deve ser seca naturalmente, em varal, e pode ser torcida;
– Quadrado com três linhas verticais: a peça deve ser seca naturalmente, em varal, na vertical, sem ser torcida;
– Quadrado com uma linha horizontal: deve ser seca, sem torcer, na horizontal;
– Quadrado com um X: A peça não deve ser centrifugada, deve ser seca naturalmente, em qualquer posição.

Sobre o uso de ferro de passar

 Esses símbolos de lavagem indicam se a peça pode ser passada à ferro e, se sim, em qual temperatura máxima. Eles podem ser identificados pelo formato de ferro de passar:

– Ferro com um ponto no meio: a peça deve ser passada a no máximo 110º;
– Ferro com dois pontos: a peça deve ser passada à no máximo 150º;
– Ferro com três pontos: a peça deve ser passada à no máximo 200º;
– Ferro com X por cima: a peça não deve ser passada a ferro.

Símbolos sobre o uso de alvejantes

Esses símbolos de lavagem indicam se, durante a lavagem, podem ser usados alvejantes com cloro. Eles são identificados pela forma triangular:

– Triângulo vazio: a peça pode ser lavada com alvejantes com ou sem cloro na composição;
– Triângulo com as letras CL no meio: a peça pode ser lavada com cloro, desde que esse alvejante seja diluído em água fria;
– Triângulo com um X sobreposto: a peça não deve ser lavada com alvejantes.

Viu como é simples entender esses símbolos de lavagem? Os grupos aqui indicados são os principais e, como a norma técnica é atualizada com frequência, pode ser que novos símbolos surjam, mas sempre baseados nos mais comuns. Seguindo estas informações suas roupas ficam conservadas por mais tempo!

Saiba mais em ipem.sp.gov.br

Se você gostou dessas dicas para cuidar da roupa de academia, não esqueça de compartilhar com as amigas para que elas também acertem na escolha para garantir que seu look se  mantenha com o visual novo e conservado por mais tempo.

Quer conhecer a Loja Helena’s

Carrinho de compras
× Posso ajudar?